sexta-feira, 20 de maio de 2011

ONU SE POSICIONA SOBRE A HOMOFOBIA NO BRASIL E NO MUNDO

Por Thonny Hawany

O grande número de assassinatos de gays, de lésbicas e de transexuais no Brasil preocupou a Organização das Nações Unidas que, apoiada nos dados do relatório elaborado pelo Grupo Gay da Bahia, posicionou-se por intermédio da alta comissária para os Direitos Humanos, Navi Pillay, dizendo que “o problema é global”.

No vídeo, a alta comissária fala do aumento dos crimes de ódio contra a comunidade LGBT e chama a atenção para o seguinte fato: “a história nos mostra o terrível preço humano da discriminação e do preconceito. Ninguém tem o direito de tratar um grupo de pessoas como menor socialmente, ou seja, menos merecedor ou menos digno de respeito”.

No seu relatório anual, o GGB – Grupo Gay da Bahia – apurou que, em 2010, morreram 250 pessoas homossexuais vítimas do crime de ódio. E vejam que parte dos nossos representantes no Congresso Nacional considera desnecessária a aprovação do PLC 122/2006, projeto de lei que visa criminalizar a homofobia. Assim sendo, essa parcela do Congresso, apoiada numa visão míope de sociedade, deve também considerar normal que 250 homossexuais morram por ano.

Espero que a ONU apresente algo mais concreto para ajudar as nações do mundo a combaterem o crime de ódio contra homossexuais. Considero como sendo muito positivo o posicionamento da alta comissária, mas entendo que só o posicionamento não basta. É preciso ações mais efetivas e mais concretas para combater o preconceito e, deste modo, evitar a discriminação e, consequentemente, as mortes de homossexuais pelo simples fato de serem homossexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário