terça-feira, 17 de maio de 2011

ADIADA A DECISÃO MACABRA QUE PREVÊ PENA DE MORTE A HOMOSSEXUAIS EM UGANDA

Por Thonny Hawany

Não dá para respeitar a soberania de um país que mata os seus cidadãos em nome de uma cultura arcaica e fundamentalista pelo simples fato de terem nascido homossexuais. Graças a Deus, nesta sexta-feira, dia 13 de maio, o Parlamento de Uganda adiou a votação da lei que prevê pena de morte, prisão perpétua e outras punições a indivíduos homossexuais e também a aqueles que desenvolverem trabalhos sociais em favor de gays, de lésbicas, de bissexuais e de transexuais, como ONGs e fundações.

Para o presidente do Parlamento ugandês, segundo informou o site G1, não há mais tempo para que a legislatura em vigor decida sobre a questão visto que os mandatos terminam na próxima quarta-feira. A lei foi apresentada em 2009 e poderá ainda ser retomada na próxima legislatura no momento em que os novos parlamentares eleitos em fevereiro tomarem posse. Tomara que tenham sido eleitos representantes mais humanos e não monstros. Que a vida humana em Uganda seja a prioridade máxima do Estado e não os interesses arcaicos de uma cultura religiosa fundamentalista que não tem mais razão de ser na era em que vivemos.

Que Uganda seja retaliada pelos países dos quais depende economicamente enquanto não for enterrada de uma vez por toda esta lei de caça as bruxas. Que o mundo abra os olhos em favor das minorias que sofrem vítimas de culturas ultrapassadas e paralíticas. Quero que os irmãos de Uganda contem com a voz do Thonny Hawany’s blog para protestar contra a aprovação daquela lei que por hora jaz, mas que pode emergir do submundo se o novo parlamento não for mais humano que o anterior.

As autoridades LGBT de Uganda afirmam que o adiamento da decisão é apenas a vitória de uma batalha e que a guerra está longe de ser vencida. Deste modo, não podemos descansar, vamos continuar pedindo que os países de alta voz no mundo se posicionem em favor dos gays de Uganda e que os grupos, ONGs e fundações em todo o mundo divulguem e solicitem assinaturas na petição on-line. A vida e a dignidade dos gays da Uganda estão nas mãos de cada um de nós. Não podemos descansar enquanto a casa do vizinho arder em fogo. Ainda que não consigamos apagar as chamas, como o beija-flor que carrega uma gota de água para apagar o fogo da floresta, é preciso fazer a nossa parte. Deus salve a África! Deus salve os gays de Uganda!

Ajude os homossexuais de Uganda a lutarem contra a pena de morte. Clique no endereço seguinte e assine: http://www.avaaz.org/po/uganda_stop_homophobia_petition/?vl

Nenhum comentário:

Postar um comentário