sábado, 25 de junho de 2011

UM SONHO DE LIBERDADE: NOVA YORK APROVA CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

Por Thonny Hawany

Livres para o amor. Gays de Nova York agora podem comemorar o amor, a felicidade, a vitória. O Senado de Nova York aprovou, nesta sexta-feira, por 33 votos a favor e 29 em contrário o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isso é que é vitória. A decisão não foi fácil. O resultado só veio depois de uma semana tensa de negociações. Mas tudo valei a pena, Nova York se tornou o sexto estado Americano a aprovar o casamento gay. Assistir a essa matéria ontem no Jornal da Globo, fez-me lembrar, carinhosamente, de Harvey Milk. Mais de 60 anos depois, estamos colhendo os frutos de tão alta bravura.

Enquanto, no plenário, voto a voto era explicado, a comunidade gay festejava os votos favoráveis, e os antagonistas esbravejavam. Nova York é um Estado populoso e muito importante, sem sombra de dúvidas, a decisão de sexta-feira, dia 24 de junho de 2011, deverá influenciar decisões idênticas em estados menos que ainda não aprovaram o casamento entre gays. A decisão de Nova York é, sem sombra de dúvidas, uma decisão histórica.

Quero chamar a atenção para um fato, a lei que aprovou o casamento gay em Nova York foi proposta pelo governador, ou seja, pelo executivo. Será só impressão minha, ou o poder executivo é mais sensível aos direitos humanos que o poder legislativo? Veja só o que acontece no Brasil. Não, não. Isso deve ter sido mera coincidência! A lei só precisava de 32 votos dos 62 e obteve 33. Esta foi uma das maiores conquista LGBT na América depois do casamento gay aprovado pela Argentina e da decisão em reconhecer a união estável homoafetiva no Brasil pelo STF.

Cabe salientar que o presidente Barack Obama, em captação de fundos para a sua campanha à presidência da republica foi um forte aliado quando disse que os homossexuais são merecedores de ter “os mesmos direitos”. Muito bem presidente Barack Obama. A sua missão é maior do que o senhor mesmo imagina: guerras por terminar, uma economia por restabelecer e ainda mudar o quadro dos EUA em relação aos Direitos Humanos que nem sempre foram dos melhores.

Nos Estados Unidos, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo já eram permitidos em Massachusetts, Nova Hampshire, Vermont, Connecticut e Iowa e em Washington DC. Com a aprovação da Lei em Nova York, outros estados deverão seguir a conceder permissão para o casamento entre gays, lésbicas e transexuais. Caba salientar que as uniões da foto já eram legais em Nova Yor e que também são legítimas em São Francisco, Califônia, Colorado, Havai, Maine, Maruland, Nova Jessey, Ohio, Oregon, Winsconsin e Washinsgton.

A aprovação do casamento gay em Nova York representa um salto para o movimento mundial. Como dizia a minha amiga e ex-senadora da república do Brasil, “Thonny não fique triste com as pequenas derrotas, a aprovação de leis e de direitos à comunidade que você tanto defende, é inevitável. Isso é uma questão de tempo”. Como eu já lhe disse senadora, agora eu a entendo. As minorias fundamentalistas resistentes serão esmagadas pelas grandes potenciais pressionando-as a não mais negar direitos humanos a quem os tem. Viva os direitos humanos. Viva a liberdade.


FONTES: JORNAL DA GLOBO E UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário