Por Thonny Hawany
A Câmara Municipal de Piriri, no Estado do Piauí aprovou o projeto de lei n. 017/2011 apresentado pelo vereador Murieel Queiroz do PTB-PI e instituiu o Dia Municipal da Diversidade Sexual que passará a figurar no calendário oficial do município. (foto: Murieel Queiroz)
A nova lei de Piripiri, além de instituir o Dia da Diversidade Sexual, também pune o indivíduo que praticar atos violentos contra gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Conforme o texto, o homofóbico denunciado estará sujeito a sanções que podem variar de uma simples advertência a multas que vão de 60 UFR’s a 100 UFR’s no caso de reincidência. Isso é o que se pode chamar de trabalho em favor dos direitos do cidadão.
Piripiri é uma cidade conhecida por sua hospitalidade e por seus mega-eventos, a exemplo da Pirifolia, da Pirigay e da festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Conforme informações, a lei visou proteger a comunidade LGBT local, mas também todos os que visitarem a cidade por conta da realização dos eventos. Veja que há na intenção de aprovação da lei um plus: proteção ao turista. Este é um exemplo a ser seguido por outros municípios turísticos do Brasil. (foto panorâmica de piripiri)
Em síntese, atitudes como estas são sempre muito bem-vindas, porque contribuem, sobremaneira, com a construção basilar do movimento contra a discriminação e a homofobia. A consecução de leis que ampararem segmentos e grupos sociais deverá ser uma constante em todo o mundo, haja vista estarmos vivendo numa era em que a dignidade humana e o direito a igualdade são peças fundamentais e molas propulsoras da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.
Thonny o Piauí está se destacando no respeito aos direitos dos LGBT. O Piauí foi o primeiro estado do nordeste a criar uma Delegacia da Diversidade. A Parada LGBT de Teresina já arrasta uma multidão pelas ruas da cidade. Parnaíba, no litoral piauiense, tem parada lgbt que consta do calendário oficial do município. A cidade de Floriano é o município que realiza maior parada do Piauí, 70% da população participa do evento, além de vários outros benefícios que o Grupo Matizes tem consquitado para a população LGBT, inclusive no dia mulher a presidente do Grupo Matizes foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Teresina... Atuação com seriedade pode ser reconhecida, né?
ResponderExcluirThonny não esqueça de participar da Campanha "Eu Sou Gay" contra a intolerância, entre no site, veja link no meu blog. Ah, não esqueça, nada de USAR Olympikus.... hehehehehe
ResponderExcluir