domingo, 21 de agosto de 2011

II CONFERÊNCIA REGIONAL LGBT É REALIZADA EM CACOAL

Por Thonny Hawany


As prefeituras de Cacoal, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe e de Parecis, com o apoio do Grupo Arco-Íris de Rondônia – GAYRO – realizaram, neste domingo, dia 21 de agosto de 2011, a II Conferência para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais da região centro sul de Rondônia.

A II Conferência Regional LGBT teve como tema central: “por uma cidade, um estado, um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”. No evento, foram discutidos três eixos que considerei de extrema importância para o desenvolvimento e avanços das políticas públicas aplicadas à comunidade LGBT. São eles: EIXO I: análise do contexto municipal/regional e diagnóstico das políticas públicas para o enfrentamento das violências e da vulnerabilidade relacionadas à população LGBT”; EIXO II: “avaliação da implantação e execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT” e EIXO III: “diretrizes para a formação e para a implementação de políticas públicas de combate à pobreza da população LGBT”.

O evento teve como anfitriã a simpática secretária de Ação Social do Município de Cacoal, Izabela Lisboa Funari Borghi e como coordenador geral, o competente pedagogo José Adriano de Souza. A conferência contou ainda com outras autoridades políticas, secretários e representantes dos gestores municipais envolvidos na organização. Infelizmente, nenhum prefeito esteve por lá. Todos faltaram apresentando os mais diversos motivos, a exemplo de falta de tempo e compromissos anteriormente agendados. Será? Não vou me abater com esse pequeno detalhe. Um dia, eles saem do armário.

Comparando a segunda com a primeira conferência, observei muitos avanços. A presença de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e de heterossexuais simpatizantes ou que trabalham na área de direitos humanos, magistério, psicologia e ação social foi muito superior ao público da conferência de 2009. Outro fator notório foi o amadurecimento político da comunidade LGBT e dos profissionais que estão à frente de órgãos públicos que lidam com serviços relacionados à causa LGBT.

Ao final da conferência, depois de 9 horas de trabalho, foram votadas as propostas e eleitos os delegados dos municípios presentes e da esfera governamental para participarem da II Conferência Estadual que se realizará em Porto Venho, no final de outubro deste ano. Em suma, a II Conferência Regional LGBT, realizada em Cacoal, foi um sucesso em todos os aspectos. A Secretaria de Ação Social de Cacoal e o Grupo Arco-Íris de Rondônia estão de parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário