quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CONFERÊNCIA REGIONAL LGBT SERÁ REALIZADA EM CACOAL

Por Thonny Hawany

A II Conferência Regional de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis – LGBT – será realizada no próximo domingo, dia 21 de agosto de 2011 e tem como realizadoras as prefeituras de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia e Ministro Andreazza. O Grupo Arco-Íris de Rondônia – GAYRO – é o principal apoiador e seus membros têm se empenhado bastante para que a segunda conferência repita o sucesso da primeira.

A II Conferência Regional LGBT será realizada no auditório da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, terá início às 7 horas e deverá terminar às 17h30min do dia 21 de agosto de 2011, conforme já mencionado acima.

O tema: “Por uma cidade, um estado e um país livres da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT” é bastante amplo e deverá promover discussões no campo da saúde, do trabalho, da educação, da ação social, da política e da segurança.

Segundo a presidenta do GAYRO, Guta de Matos, espera-se a adesão de segmentos importantes da sociedade ao evento, tais como, escolas estaduais, municipais e privadas, faculdades, entidades governamentais e não-governamentais que tratam dos direitos humanos, bem como dos poderes públicos da região de abrangência da II Conferência.

Para Adriano Souza, principal articulador da II Conferência Regional, tudo está planejado para fazer do evento um marco histórico na luta do Grupo Arco-Íris de Rondônia contra a discriminação LGBT no Estado. “Fazer políticas LGBT é cuidar dos interesses da comunidade sem perder de vista os principais focos que são a saúde, a educação, o trabalho, o lazer, a segurança e acima de tudo, o direito a cidadania” – emendou Adriano.

Em face do exposto e pelo número de prefeituras parceiras, percebo que houve avanço da primeira para a segunda conferência. Os poderes públicos municipais, por força das políticas estaduais e federais não têm como dizer não ao chamado das conferências sem que haja uma justificativa irrefutável. E assim caminha a humanidade: para frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário