Material organizado por Thonny Hawany
Ọgbọ́ é uma planta de origem africana, trazida para o Brasil pelos nagôs. Atualmente, é possível encontrá-la disseminada em pequenas florestas, jardins públicos e também cultivada em terreiros de Candomblé para fins ritualísticos.
A folha ewé ọgbọ́ é utilizada na iniciação de todos os òrìsa(s),
sem exceção. É uma folha poderosa na catalisação de boas energias. Ọgbọ́ é utilizada nos banhos (omi ẹ̀rọ̀ = água que acalma). Associada a outras plantas, não menos importantes, ọgbọ́ pode influenciar, sobremaneira,
na consciência mediúnica dos noviciados do Candomblé.
Nas lições dos mais velhos,
conta-se que ọgbọ́ foi a primeira folha liberada
por Òsányìn para ser utilizada por Òṣóòsì
nos seus ritos sagrados. Ewé ọgbọ́ é companheira de Ìrókò, é uma
pequena trepadeira que vive abraçada ao tronco da grande árvore.
Ìrókò foi a primeira árvore
plantada e ọgbọ́ a primeira folha a ser usada
por permissão de Òsányìn, assim sendo, ewé Ìrókò e ewé ọgbọ́
são as duas primeiras folhas cantadas em todos os rituais, salvo as exceções
consignadas nos dogmas de cada ẹ̀gbẹ (sociedade, grupo ou família).
Nome em
yorùbá: ewé ọgbọ́
Nomes
populares: rama-de-leite, cipó-de-leite, folha-de-leite, orelha-de-macaco.
Nome
científico: periploca nigrescens afzel asclepiadaceae, parquetina
nigrescens afzel bullock.
Òrìsà(s)
associados: Òṣóòsì, Òsányìn, Ìyámí
Elemento
associado: terra
Gênero:
masculino
Significado
sagrado: fazer ouvir
Em tempo: A folha de ọgbọ́ está intimamente liga aos rituais das mães ancestrais, mas sobre isso, falaremos, em outra oportunidade, quando falaremos das nossas ìyá-èlèyé.
Algumas cantigas
(orin):
Ọgbọ́ kíní kíní olè
Ọgbọ́ kíní kíní mo ọyọ́
Ọgbó
báru fàru làbà
Bàbá báru fàru awo
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Ọgbọ́ cuidadosamente sobre a
casa.
Ọgbọ́ cuidadosamente sobre a
cidade de Oyó.
Ọgbọ́ conduz a carga revivendo a
disputa
Pai que conduz e revive o mistério.
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Òrìṣà
e rè ewé re
Ewè ọgbọ́ ta ewè ṣè
Ewè ọgbọ́ ta ewa ò
Ewè ọgbọ́ ta ewè ṣè
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O Orixá se alimenta, a folha cai.
Ọgbọ́ se esparrama, a folha agi.
Ọgbọ́ se esparrama, graciosamente.
Ọgbọ́ se esparrama, a folha agi.
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Ewé ogbó Iroko
Ewé gbogbo orisá
Ewé ogbó Iroko
Babá Ewé gbogbo orisá
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A folha de ọgbọ́ abraça o Ìrókò.
Ọgbọ́
é folha de todos os orixás.
Folha que se enrosca no Ìrókò,
Pai, ọgbọ́ é folha de todos os orixás.
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Funções
fitoterápicas:
Em conformidade com Verger (1995), na cultura
iorubana, ọgbọ́ possui princípios fitoterápicos
capazes de curar a diabetes; no entanto, não encontramos nenhuma outra
literatura médica que mostrasse resultados de pesquisas que comprovassem as funções
indicadas em Verger.
Referências:
BARROS, José Flávio Pessoa de e NAPOLEÃO. Ewé òrìṣà: uso litúrgico e
terapêutico dos vegetais nas casas de candomblé jeje-nagô. 5.ed., Rio de
Jeneiro: Bertrand Brasil, 2011.
VERGER, Pierre Fatumbi. Ewe: o uso das plantas na
sociedade ioruba. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
FONTE DA IMAGEM: Arquivo de imagens do Àse Ojú Oòrùn - Caetité - Bahia.
FONTE DA IMAGEM: Arquivo de imagens do Àse Ojú Oòrùn - Caetité - Bahia.
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