quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DAVID KATO, ATIVISTA GAY, É ASSASSINADO EM UGANDA

Por Thonny Hawany

E a novela da discriminação continua em Uganda. O renomado David Kato, ativista gay de Uganda foi assinado depois de ter sua fotografia veiculada por uma revista local nos arredores de Campala, capital de Uganda. A revista fez uma campanha contra os homossexuais e publicou fotos de militantes LGBTs e de Direitos Humanos.

David Kato era representante do Grupo Minorias Sexuais de Uganda e foi assassinado em sua casa em Mukono, cerca de 30 quilômetros do centro de Campala, conforme noticia diversos sites na Internet.

A revista de Uganda Rolling Stone foi denunciada pelo ativista David Kato por divulgar conteúdo homofóbico, ou seja, publicou fotos de homossexuais declarados e ativistas do movimento LGBT de Uganda. Isso é o mesmo que colocar os ativistas num paredão de fuzilamento. Ser homossexual em Uganda é uma contravenção. Como se sabe estão tentado aprovar uma lei por lá para punir a homossexualidade com a morte.

A Suprema Corte de Uganda proibiu a publicação de fotos e informações que levem a identificação de homossexuais e condenou a referida revista a pagara US$ 750 dólares às pessoas que já haviam sido identificadas.

Uma autoridade policial declarou que segue pistas sobre o caso e que ainda é cedo para vincular a morte de Kato à sua orientação sexual. Num país em que ser homossexual poderá ser crime punido com morte, será difícil acreditar no que diz a polícia. E assim segue a novela da discriminação em Uganda.

Em face do exposto, esperamos que a morte de David Kato não sirva para amedrontar e enfraquecer os movimentos LGBTS e de Direitos Humanos de Uganda. É preciso fazer valer a luta de David. É preciso levantar o Arco-Íris e ir à luta por dias melhores para os homossexuais de Uganda. Estamos vivendo tempos de lutas pacíficas contra as ditaduras mundiais e em favor da paz e dos direitos de liberdade do cidadão do mundo. Que lutemos contra culturas arcaicas e debilitadas em face da igualdade e do exercício pleno da cidadania de todos e de todas.

OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.













Um comentário:

  1. È inacreditavel que estamos no século XXI e ainda exista discriminação a ponto de assassinarem pessoas por sua condição sexual, é realmente necessitamos de alguêm como vc meu irmão para lutar por igualdade para todos tenho muita fé que vc vai fazer história,bjks te amo muito.

    ResponderExcluir