domingo, 6 de fevereiro de 2011

O GRUPO ARCO-ÍRIS DE RONDÔNIA: ORIGEM E NATUREZA

Por Thonny Hawany

Uma história de lutas e de vitórias do Grupo Arco-ìris de Rondônia - GAYRO.

O Grupo Arco-Íris de Rondônia, conhecido entre os militantes LGBTS como GAYRO, foi fundado no dia 18 de novembro de 2006, pelo professor universitário Antônio Carlos da Silva Thonny, com o propósito expresso de minorar a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais e de transexuais no Estado de Rondônia, com especial atenção, para aqueles que residem na Região Centro Sul do Estado. (Foto: membros do Gayro na primeira conferência LGBT no município de Cacoal, Rondônia)

Além da erradicação do preconceito, o GAYRO visa à promoção e à divulgação amplas dos interesses políticos, sociais e culturais de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais; de igual modo, tem ainda como um de seus grandes objetivos, implementar esforços no campo da educação, da saúde, da segurança pública, dos direitos humanos, da assistência social e do voluntariado para que seus membros sejam, como fulcro no princípio constitucional da dignidade humana, nivelados aos demais membros da coletividade em que vive e atua como cidadão de direito.

Desde a sua fundação, o GAYRO, por intermédio de seus poucos membros ativistas, tem participado de congressos, seminários, encontros, conferências, cursos de capacitação, entre outros eventos de natureza (in) formativa com o visível propósito de dar, além da visibilidade necessária à comunidade LGBT do Estado de Rondônia, também trabalhar na formação de pessoal que possa atuar nas diversas frentes de trabalho contra a homofobia e a discriminação de gays, lésbicas, bissexuais e de transexuais.

Cacoal Rainbow Fest: visibilidade

O Grupo Arco-Íris realiza, anualmente, no último sábado do mês de novembro, por ocasião dos festejos do aniversário de Cacoal, a Cacoal Rainbow Fest, como um dos seus principais movimentos de visibilidade. Ao contrário do que muitos pensam, a festa não é um evento para homossexuais apenas, a cada ano que passa, tem aumento o número de heterossexuais simpatizantes da causa nas edições da Rainbow Fest. Neste ano, segundo o professor Thonny, já está sendo organizada a V edição da festa e deverá contar com atrações e presenças inusitadas.

Erradicação da homofobia

Antes de falar do trabalho de erradicação da homofobia na Região Centro Sul de Rondônia, é preciso antes entender que, segundo o dicionário da língua portuguesa, homofobia significa a aversão a homossexuais ou a homossexualidade. Segundo, Guta de Matos, atual presidente do GAYRO, afirmou que Grupo vem trabalhando no sentido de quebrar o átomo do preconceito, mas que isso não tem sido tarefa fácil, haja vista a resistência de líderes religiosos fundamentalistas. “Mesmo diante do preconceito e de uma resistência descabida, o grupo continuará desenvolvendo ações que minorem a condição subumana de muitos de nós”, emenda Guta de Matos.

“Erradicar o preconceito não é trabalho de fracos, mas um labor de homens e mulheres fortes que laboram, diuturnamente, em favor da causa, independente das dificuldades que encontram”, afirmou o professor Thonny. Ainda para o presidente de honra do Arco-Íris, “com o aumento das manifestações sócio-políticas LGBTs, simultaneamente, acontece um levante contrário encabeçado por religiosos fundamentalistas que teimam em rasgar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Federal com o fito de fazer do Estado Brasileiro, que é laico por natureza, uma paradoxal república de uns poucos em detrimento da segregação da maioria, que insistem em chamar de minorias.

Conquistas do GAYRO nos últimos cinco anos

Além do respeito no meio social, fica visível que o GAYRO tem conquistado espaço importante no meio político, a exemplo de assento no Conselho Municipal de Saúde e a inclusão de seus membros em órgãos decisórios da política regional, estadual e nacional.

O GAYRO deverá nos próximos anos desenvolver projetos de combate veemente a homofobia nas escolas, na família, ou seja, na sociedade como um todo. Homofobia Zero é um dos programas dos que serão desenvolvidos pelo movimento na Região Centro Sul do Estado de Rondônia. Por fim, “nenhuma luta é inglória, quando se luta em favor do outro”, pondera o professor Thonny.

Obs.: Este texto foi publicado originalmente na Revista Cacau de Ouro, dezembro de 2010 - 3. ed - editada pela Jornalista Marisa Linhares, Cacoal, Rondônia, página 48, Artigo.

Em tempo: Quero parabenizar a Jornalista Marisa Linhares pelo apoio à diversidade. Marisa, vc tem sido uma parceira na luta contra a discriminação e por uma Cacoal/Rondônia melhor e igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário