terça-feira, 13 de outubro de 2009

PARADA LGBT - RONDÔNIA - 2009

Por Thonny Hawany

Com o objetivo de dar visibilidade à população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais do Estado de Rondônia e região amazônica, o GGR – Grupo Gay de Rondônia – promoveu, no domingo, dia 11 de outubro de 2009, a 7ª Parada do Orgulho Gay - Segundo os organizadores a Parada de 2009 superou as anteriores em número de participantes.
O movimento, cujo tema era “Sem Homofobia, Mais Cidadania”, desfilou pelas principais avenidas e praças de Porto Velho, sob o comando do famoso DJ Revanche, exigindo políticas públicas para a comunidade LGBT, em particular, a criminalização da homofobia como forma de preservar a vida de milhares de cidadãos homossexuais vítimas da barbárie e da intolerância sexual. [Niédina Gontijo - presidenta do GGR e coordenadora da Parada/2009 e eu Thonny Hawany].

O evento foi apoteótico, magistral, mas é sempre bom lembrar que apensar da festa, alegria e do colido, o objetivo principal da Parada do Orgulho Gay, é fazer política LGBT. Neste sentido, cabe reforçar as palavras de Niédina Gontijo, presidenta do Grupo Gay de Rondônia, que em nota à imprensa desabafou: “apesar da parada de Porto Velho está na sua sétima edição, nada até agora mudou para o segmento homossexual. Os gays, travestis e lésbicas continuam sendo discriminados e fora das políticas públicas, quer seja na esfera municipal, quer seja na estadual, além da intolerância que tem vitimado, com requinte de crueldade, muitos homossexuais e travestis no Estado de Rondônia”.
Não podemos negar que a Parada é uma festa muito bonita, colorida; contudo, não podemos nos esquecer que seu fundamento é o mais sonoro grito pelos direitos humanos de gays, lésbicas e transexuais que morrem todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos, vítimas de mentes doentias que acreditam estar fazendo um bem para a sociedade quando matam vidas humanas. É preciso dar freios à intolerância contra gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. [Mikaela e Guta  - foto].
O Estado se uniu de Norte a Sul, de Oeste a Leste em favor da luta contra a homofobia e pelos direitos à cidadania, muitas foram as caravanas do interior que participaram da Parada 2009, políticos, ativistas sociais e muitos outros। A luta não é de uma pessoa só, a batalha deve ser de todos que sofrem e que cortam na própria carne a dor do preconceito. [Jordana Star na foto]
Segundo a Assessoria de Comunicação do GGR, “as paradas gays são mobilizações diferentes de outros segmentos sociais, como do MST, das mulheres, dos afros descendentes, dos estudantes, dos sindicatos etc। Os gays escolheram a música e a fantasia para mostrar a sua visibilidade, o que tem dado certo e atraído a simpatia da população em geral e de vários outros segmentos sociais, principalmente pela irreverência, seriedade e alegria com que fazem suas reivindicações”. [Grande Hélio Costa - ex-presidente do GGR e militante de políticas LGBT's e Thonny Hawany].
Conviver com a diversidade é a base dos Direitos Humanos. Tolerância ao diferente é respeitar os princípios da Alteridade, da Dignidade, da Liberdade e da Igualdade que são o cerne da Constituição Federal do Brasil.
Em síntese, quero parabenizar a diretoria do Grupo Gay de Rondônia e seus apoiadores pela 7ª Parada do Orgulho LGBT de Porto Velho। A união de todos fará com que caminhemos rumo a um futuro melhor para todos, sem sofrimento, sem mágoas, sem mortes e repleto de alegrias, de conquistas, de arte, de música, de saúde, de educação, de segurança, de respeito, de CORES como as de nossa bandeira. [DJ Revanche e EU na foto].

3 comentários:

  1. Meu querido amigo Thonny Hawany queria eu, como militante dos direitos humanos, ter muitos Thonnys como companheiro de luta, amigo, ético e responsável,assim como você é, além de ter uma visão de unicidade que conquista a tudo e a todos. Parabéns pelo comentário sobre a parada, evento de todos nós, e pela sua presença brilhante e iluminada, que também foi uma das causas do sucesso desta edição da parada. Também aproveito para parabenizar pelo blog, o objetivo do mesmo, conforme o enunciado acima é enriquecedor. Sucesso e beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS , VC FALOU O QUE MUINTOS NAO TEM CORAJEM DE DIZER , MAIS TEM MUINTA VONTADE DE FALAR,MAIS SE CALAM ,PELO MEDO E PELO PRECONÇEITO VIOLENTO QUE LEVAM MUINTOS A SE ESCONDER EM UMA CAPA DE TRISTEZA E FRUSTAÇAO POR NAO PODER VIVER A VIDA COM A LIBERDADE QUE E A VIDA SEM PRECONÇEITO E SEM MEDO PARABENS... RICARDO JI--PARANA RONDONIA BRASIL

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo comentario da parada vc esta de parabens tonny

    ResponderExcluir