quarta-feira, 13 de julho de 2011

CARLOS TUFVESSON DESEJA MAIS EMPENHO E EFICIÊNCIA NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO LGBT NO BRASIL

Por Thonny Hawany

Lendo sobre as polêmicas em torno do PLC 122/2006 e sua mudança de rota, li um comentário de Carlos Tufvesson (foto), coordenador da diversidade sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro que me chamou a atenção. Na oportunidade, Tufvesson fez duras críticas à falta de estratégias de comunicação do movimento LGBT no Brasil. Não posso deixar de concordar com ele, estamos trabalhando como se fossemos peças desconexas de um sistema. É preciso que o movimento se junte nacionalmente e que haja uma rede forte de comunicação e informação que seja capaz de juntar milhares a um único toque.

Para Carlos Tufvesson, o não êxito da aprovação de muitos projetos de lei tem como responsável a existência de uma militância extremamente burocrática que, muito ao contrário, deveria ser mais ativa e participativa. Para Tufvesson, é preciso mais informação e comunicação entre as redes LGBT. Ainda segundo ele, nos últimos tempos, houve um enfraquecimento dos grupos de base. Tufvesson defende a importância de dar mais espaço a esses grupos.

É preciso que haja grupos militantes em todos os lugares, em todos os Estados em todos os municípios, ligados em rede nacionalmente, mas com liberdade para agir e intervir nas questões locais. O sistema de comunicação e informação tem que ser eficiente o bastante para que todos saibam e possam intervir em tempo real nos acontecimentos locais e nacionais.

Não sou contra as paradas do orgulho gay como alguns militantes, mas sou da seguinte opinião: está na hora de usarmos os números exorbitantes dos que vão às paradas para elegermos nossos representantes nas câmaras de vereadores, nas assembleias estaduais e mesmo para o Congresso Nacional (deputados e senadores). Deste modo, poderemos falar em paridade de direitos. Vejam aí a importância de um sistema forte de comunicação e informação.

Concordo com você Tufvesson, a comunicação é deficitária no interior do movimento. As campanhas em favor da aprovação e consecução de novas leis não repercutem por todo o Brasil. O nosso país é enorme e precisa de um sistema que dê conta de tal abrangência. Precisamos movimentar a Nação em favor de nossa causa, mas para isso é preciso envolvimento. Sem saber o que, como, quando, onde e para que, não dá para se expor, assim pensa a maioria dos que ainda estão trancados em seus sombrios guarda-roupas.

OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário