sexta-feira, 28 de maio de 2010

DIREITO HOMOAFETIVO: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA RECONHECE UNIÃO HOMOAFETIVA E ESTIPULA PENSÃO

Por Thonny Hawany

As decisões relacionadas ao Direito Homoafetivo têm sido uma constante em todos os estados brasileiros. Recentemente noticiamos uma decisão em que um juiz em Porto Velho concedeu o direito de um dos conviventes administrar os bens do outro que, na oportunidade, estava impedido por uma doença temporária. (Na voto ao lado, o Desembargador Walter Waltenberg Silva Junior)
Agora, temos o prazer de anunciar, divulgar, comentar e comemorar mais uma decisão inédita proferida pela 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia que, não só reconheceu a união estável entre dois homens, como também concedeu a um deles o direito a receber pensão pelo Instituto de Previdência Social por morte do outro.
Inconformado com a decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital que negou o pedido, o autor apelou ao Tribunal de Justiça que sob a relatoria do iluminado Desembargado Walter Waltenberg Silva Junior concedeu-lhe o merecido benefício.
No brilhante voto, o senhor Desembargador salientou que é do conhecimento de todos as mudanças na realidade social e que não é mais segredo para ninguém a existência de pessoas do mesmo sexo convivendo sob a condição de companheiros e companheiras, como se casados fossem, emenda e douto magistrado. Ainda segundo ele, é impossível não reconhecer um fenômeno social que acaba por deflagrar novos modelos de convivência afetiva e de consequente formatação de novos modelos familiares.
Para o Desembargador Valter Waltenberg, muitos e calorosos debates sobre a falta de direito homoafetivo ainda serão travados no âmbito dos poderes e das academias, no entanto, para ele a doutrina e a jurisprudência “são fartas em caracterizar a união homoafetiva como uma entidade familiar, sob pena de ofensa aos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana”.
DO VOTO: "Diante das provas contidas nos autos, impõe-se seja reconhecida a existência de companheirismo (...) o que enseja a geração de direitos ao apelante, no sentido de passar à condição de dependente do falecido, com direito à pensão por morte".
O voto do Desembargador Walter Walternberg foi seguido pelos demais membros da Colenda Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia: Des. Renato Mimessi e Rowilson Teiceira.
Por fim, essa decisão foi registrada na última terça-feira, dia 18 e abre um enorme precedente para que outras pessoas que vivam sob o mesmo regime procurem seus direitos junto à justiça que tem se tornado mãe das minorias neste país. Não canso de dizer que, enquanto dorme em berço esplêndido o legislativo, o judiciário faz história decidindo com base nos Princípios Constitucionais muito bem interpretados em favor das minorias brasileiras, a exemplos das decisões que tem tomado em face dos interesses da comunidade LGBT.
Assim sendo, é preciso que os casais homoafetivos saiam do anonimato e se garantam elaborando, assinando e registrando contratos de convivência homoafetiva. Essa atitude será a nossa garantia perante a justiça e a sociedade nos dias de amanhã. Cabe aqui chamar um adágio popular que diz: “é melhor prevenir que remediar”.

OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.

FONTE: site do TJ/RO: http://www.tjro.jus.br/noticia/faces/jsp/noticiasTodas.jsp;jsessionid=ac13022030d736a12dc3fb674ac0b14aaa6507d3d154.e3iRb30Sc3f0ahuMc3uPbx0TaO0
Para ver a decisão na íntegra, tem um link ao final da matéria do TJ. Basta seguir o link acima.

3 comentários:

  1. UNIÃO ESTAVEL HOMOAFETIVA ENTIDADE FAMILIAR
    Isso é um marco e necessário.A homofobia,se retrata,em questões culturais,e até mesmo de auto-afirmação de pseudos heteros.A respeito da igreja católica;principalmente,dentre outras,evangélicas,etc...o Homossexualismo,é predominante entre os padres, bispos,pastores,seguidores, etc....Pois a maioria exerce a homossexualidade,usando a cortina da igreja,(PESSOA JURÍDICA, COM FINS MAIS QUE LUCRATIVOS), como máscara do próprio ser.É sabido, que a prática disso, é muita.Então, tamanha é a incoerência,da igreja católica,etc...a respeito disto, pois creio que se opõem tanto,justamente,para camuflar o que acontece entre os próprios membros. Falso-moralismo e hipocrísia pura.No Brasil, Parabéns aos magistrados e sensatos,nas suas posturas isentas de preconceitos.Isso,já passsou da hora de mudar,há muito tempo.E pelo visto,essa hipocrísia e falso moralismo,vai acabar de vez! Pois,processos dessa natureza,são muitos e já estão sendo julgados e contemplados satisfatoriamente,nas varas de família,por magistrados sábios,modernos e sem 'rabo preso',com dignidade da isenção de conceitos pessoais.Alem da ADI 4.277 que se refere a União estável homoafetiva como entidade familiar. Já está conclusa pra julgamento desde março de 2010. E será aprovada.Deveres são iguais para todos,os direitos,também tem que ser, idem! Lógico,claro, evidentemente; sem qualquer distinção preconceituosa (PRECONCEITO É OPINIÃO SEM CONHECIMENTO ).Afinal, o pluralismo das entidades familiares são reais e existentes enormemente em todos os lugares.Por entidade familiar se deve entender toda e qualquer espécie de união capaz de servir de acolhedouro das emoções e das afeições dos seres humanos.

    ResponderExcluir
  2. Trechos retirados da Bíblia Sagrada, leiam e reflitam sobre os seus pensamentos:

    "Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é toevah (também no grego bdelygma, ambos significam "impureza" ou "ofensa ritual")." (Levítico 18:22)

    "Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão "toevah"." (Levítico 20:13)

    ResponderExcluir
  3. Sr(a) Anônimo...
    No livro de Levítivo estão as leis e os mandamentos que Deus os entregou a Moisés assim como você citou estes dois capítulos, quero te indicar tambem em Levítico 19:18b "Mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor." o livro de Levítico está no velho testamento já no novo testamento Jesus que veio para resgatar a humanidade e qualquer um,digo qualquer um crendo podereis ser verdadeiramente salvo, nos deixou alguns mandamentos que dentre muitos o mais importante está em Mateus 22:39b "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." e aproveitando gostaria que refletisse em Mateus 7:1 a 5 "Não julgueis, para que não sejais julgados.
    Pois com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido, hão de vos medir.
    Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, mas não percebes a trave que está no teu?
    Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, estando uma trave no teu?
    Hipocrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão."
    Um abraço em Cristo Jesus,
    Mari

    ResponderExcluir