sábado, 4 de setembro de 2010

“CAMPANHA CACOAL VOTA EM CACOAL” – FUNDADOR DO GRUPO ARCO-ÍRIS DE RONDÔNIA ABRAÇA A CAUSA.

Entrevista feita pelo jornal Tribunal Popular em conjunto com o site Rondônia In Foco e publicada no dia 03 de setembro de 2010. Ao responder à pesquisa aderi a "Campanha Cacoal Vota em Cacoal", porque  entendi que votar em Cacoal também é votar por Cacoal. Conforme explico mais adiante, necessariamente, votar em Cacoal não significa volta em candidatos radicados em Cacoal, mas também em outros(as) que tenham projetos efetivos de desenvolvimento para Cacoal e Região. O meu voto é em e por Cacoal, a minha candidata a deputada estadual é declaradamente Lúcia Tereza, ex-prefeita de Espigão do Oeste, mulher arrujada que muito tem a fazer, não só por Cacoal, mas por todo o Estado de Rondônia. Basta dar uma olhadela no seu Plano de Ação nos tópicos: saúde, euducação, desenvolvimento, industrialização, criação de cooperativas de pequenos e médios agricultores para venda de crédido carbono etc.

O entrevistado:

O fundador do Grupo Arco-íris de Rondônia (GAYRO), presidente de honra, professor universitário da UNESC há 12 anos, licenciado em Letras pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia, mestre em Educação Brasileira pela UFMS, acadêmico concluinte do Curso de  Direito, Antônio Carlos da Silva Thonny, conhecido como Professor Thonny, é o entrevistado da semana da campanha Cacoal Vota em Cacoal. Confira a entrevista desta liderança no Jornal A Tribuna Popular e ao Site Rondoniainfoco.

(TP e RO) O que leva uma liderança da comunidade LGBT a declarar apoio à campanha Cacoal Vota em Cacoal, explique os motivos!

Thonny Hawany - Diversos são os motivos que me levam, como presidente de honra do Grupo Arco-Íris de Rondônia, a declarar o meu voto por Cacoal. Sei que Cacoal e região têm muita gente boa e comprometida com essa terra e que pode nos representar nas diversas instâncias políticas. É preciso votarmos em quem tem projetos para Cacoal, seja o candidato, legitimamente, de Cacoal, seja da Região. O slogan "Cacoal vota em Cacoal" abre-nos espaço para votar em candidatos que tenham Cacoal incluído em seus planos de ação. Cacoal precisa de industrialização, Cacoal precisa de infraestrutura, Cacoal precisa de investimentos na agricultura, Cacoal, acima de tudo, precisa votar em alguém que tem políticas bem definidas no campo dos Direitos Humanos, sem qualquer segregação. Nós, LGBTs, estamos de olho nas propostas dos candidatos e, certamente, votaremos naqueles que melhor apresentarem propostas que digam respeito às minorias.

(TP e RO) Em sua opinião, qual o perfil que o candidato (a) deve ter para ganhar o apoio deste segmento nas eleições 2010?

Thonny Hawany - O candidato tem que ter perfil arrojado. É preciso que tenha trabalho prestado na e pela região como senador(a), deputado(a) estadual, deputado(a) federal, prefeito(a), vereador(a). No entanto, o perfil que procuramos no candidato é o fato dele não representar a um só segmento. Ele deve ser universal. Tem que ser um candidato do povo, olhar para todos com isonomia. Tratar os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade na medida de suas desigualdades a fim de igualar a todos. Segundo Rui Barbosa, “tratar a iguais com desigualdade ou a desiguais com igualdade não é igualdade real, mas flagrante desigualdade”.

(TP e RO) Fale sobre o papel do Grupo Arco-íris para a sociedade de Cacoal! Qual o papel deste movimento no contexto social? O que pode e deve ser feito para melhorar os anseios desta classe?

Thonny Hawany - O Grupo Arco-Íris de Rondônia, fundado a 18 de novembro de 2006, na Cidade de Cacoal, Estado de Rondônia, é uma instituição particular, de caráter público, com personalidade jurídica distinta dos seus associados. Tem por finalidade, promover e divulgar amplamente os interesses políticos, sociais e culturais da comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (GLBT) do Estado de Rondônia sem discriminação de qualquer natureza; promover a educação, a saúde, a segurança, os direitos humanos, a assistência social e o voluntariado, bem como participar de fóruns e instâncias de controle social e que tenham como objetivo os mesmos previstos no seu Estatuto dentre outros temas relevantes para nossa comunidade. Se o candidato ou candidata atende às finalidades de nosso Estatuto, então ele é um bom candidato a receber os votoso LGBTs que não são poucos.

(TP e RO) Em sua opinião, qual a importância para Cacoal ter representantes nas esferas governamentais do poder legislativo federal e estadual? Deixe sua opinião!

Thonny Hawany - É público e notório que o município que tem representantes em todas as esferas dos poderes políticos se desenvolve melhor. O fato te termos representantes municipais, estaduais e federais coloca-nos num cenário privilegiado. Daí a importância de votar em gente que faça por Cacoal. Penso que o simples fato de votar em pessoas de Cacoal não garante que esta pessoa faça algo por Cacoal, e exemplo nós temos. Que pena que não podemos falar o nome. Por isso defendo a idéia de votar em quem seja capaz de fazer por Cacoal, quer seja o(a) candidato(a) de Cacoal, quer seja ele/ela da Região.

Entrevista publicada originalmente:
Tribuna Popular - jornal impresso, cacoal, 03 de set. 2010, ano XXX, edição semanal, Nº 1557, Diretor Adair Antônio Perin. http://www.tribunapopular.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário