sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ORUNMILÁ, REI DO TERCEIRO MUNDO

Ifá é consultado por Obá Jegijegim, o "rei comedor de varetas de pau". Ifá é consultado por Obá Jomijomi, o "rei bebedor de água". Ifá é consultado por Obá Jeunjeun, o "rei comedor de alimentos".

Obá Jegijegi é o nome de Ogum. Quando Olodumaré criou os seres humanos, escolheu Ogum para reinar sobre eles, para conduzí-los ao mundo e cuidar deles. Oferendas foram pedidas a Ogum, antes da sua partida. Ogum não fez as oferendas.

Quando chegou ao mundo, Ogum cortou varetas tenras de madeira pra que os homens comessem. Eles morreram todos e voltaram a Olodumaré. "Não é fácil viver sobre a Terra!" Obá Jomijomi é o nome de Orixá.

Oodumaré voltou a chamar os seres humanos e escolheu o Orixá para suceder Ogum. Oferendas foram pedidas ao Orixá, antes de sua partida. O Orixá recusou-se a fazer as oferendas. Quando chegou na Terra, ele ofereceu água de beber ao seres humanos. Eles beberam, mas morreram todos.

Obá Jeunjeun é o nome de Orunmilá. Antes mesmo que Olodumaré falasse, Orunmilá declarou que ele seria o enviado para substituir o Orixá. Olodumaré concordou: "Muito bem, eu te escolho".

Orunmilá chamou os adivinhos para que eles lhe indicassem as oferenda que deveria fazer. Eles disseram-lhe para preparar muitas sementes. Sementes de legumes tètè, ekuya, milho, feijão, inhame, fava.

Do além, ele espalhou estas sementes sobre a Terra. Elas cresceram ali onde caíram. Havia muitos legumes tètè e ekuya. Foram os ekuya que os homens comeram de início. Foi, depois, a vez dos tètè. Esta foi a alimentação deles, durante muito tempo. O milho amadureceu em seguida e o feijão cresceu; o inhame produziu seus tubérculos.

A Terra tornou-se confortável. Ninguém morreu mais. Os seres humanos se reproduziram e tornaram-se numerosos. Ogum e Orixá ficaram enciumados. O reino deles não tivera sucesso, enquanto o de Orunmilá era uma vitória.

Eles decidiram arruinar a Terra. Orunmilá foi consultar Ifá: "Como proteger a Terra destas criaturas más?" Orunmilá recebeu as seguintes instruções: Ele deveria procurar dois cães, matá-los e cozinhá-los. Preparar inhame e massa de milho, muito vinho de dendê. Matar duas cabras e cozinhá-las, quebrar muitos caramujos e cozinhá-los, levar tudo na encruzilhada Aro, onde todos os Imalés costumam parar, quando vêm a Ifé.

Quando os dois chegaram a Aro, Orunmilá, vestido de branco, foi encontrá-los,
Eles comeram, ficaram satisfeito e disseram: "Foste tu, Orunmilá, que nos preparaste toda esta comida?" Orunmilá respondeu: "Sim". Disseram-lhe, então: "Apenas tu possuis este mundo!" Orunrnilá respondeu: "Eu Orunmilá, não possuo o mundo. São você dois que o possuem". E ele explica a significação desta história: "Os seres humanos devem, logo ao raiar do dia, mastigar varetas de madeira, para limpar os dentes. Após, devem beber água para enxaguar a boca e, apenas em seguida, comer a colheita de Orunmilá". A Terra tornou-se confortável. Nós estamos, agora, no reino de Orunmilá.

FONTE DO TEXTO: VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas africanas dos orixás. 4.ed. Salvador: Corrupio, 1997.
FONTE DA IMAGEM: http://setasparaoinfinito.blogspot.com.br/2013/04/lendas-dos-orixas-orunmila-ifa-orula.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário