segunda-feira, 20 de maio de 2013

II ENCONTRO AMAZÔNICO DA DIVERSIDADE SEXUAL É REALIZADO EM CACOAL


Por Thonny Hawany
 
No último dia 17 de maio de 2013, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, o Grupo Arco-Íris de Rondônia – GAYRO – realizou o II Encontro Amazônico da Diversidade Sexual, no Plenário da Câmara Municipal de Cacoal, com o apoio da FACIMED; do Governo do Estado de Rondônia, por intermédio da Representação de Ensino de Cacoal; do Conselho Municipal de Saúde; da Polícia Militar do Estado de Rondônia, da Secretaria Municipal de Ação Social de Cacoal e da Câmara Municipal de Cacoal.

No II Encontro Amazônico da Diversidade Sexual (ENADIS) foram discutidos três temas: Saúde e Diversidade, com a psicóloga e professora do curso de Psicologia da FACIMED, Paula Werner Severo; Segurança e Diversidade, com o Tenente Marink, do 4º Batalhão de Polícia Militar de Cacoal e Educação e Diversidade com a professora Fátima Gavioli, atual representante de ensino de Cacoal e região.

O II ENADIS foi presidido pelo professor Thonny Hawany, atual presidente do Grupo Arco-Íris de Rondônia que, em seu discurso, fez lembrar as lutas e aS vitórias já conquistadas no Município de Cacoal e região desde a fundação da ONG Arco-Íris, em 2006.

A professora Fátima Gavioli, depois de uma emocionante narrativa de história de vida, falou de sua relatoria no Conselho Estadual de Educação com o intuito de aprovar a inclusão do nome social de travestis e transexuais nos diários e documentos escolares, em todas as escolas no Estado de Rondônia.

Na sequência, a psicóloga e professora de psicologia da FACIMED, Paula Werner Severo, apresentou algumas considerações históricas da homossexualidade, falou da relação homossexualidade e psicologia e deu ênfase ao fato da homossexualidade não ser doença, daí, ser desnecessário e impossível seu tratamento como querem alguns fundamentalistas.

O tenente Marink, 4º BPM/Cacoal, falou sobre o Regimento da Polícia Militar de Rondônia mencionando as mudanças que foram feitas com relação ao tratamento e abordagem das pessoas travestis e transexuais. Para o tenente, as mudanças no comportamento das instituições dependem de mudanças consolidadas no comportamento social.

Militantes LGBT ligados ao grupo Arco-Íris de Rondônia afirmaram que o evento cumpriu seus objetivos iniciais de visibilidade e de fomentar discussões a respeito de direitos da comunidade LGBT no âmbito da sociedade.

 

A secretária de ação social do município de Cacoal, Izabela Lisboa Funari Borghi, afirmou que uma das metas de sua gestão à frente da referida secretaria é a criação do Conselho Municipal de Direitos Humanos com assento para todas as minorias representadas por instituições devidamente regulamentadas junto aos poderes públicos. Bela afirmou ainda que sua equipe tem trabalhado, diuturnamente, em favor da não discriminação das minorias, incluindo o público LGBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário