sexta-feira, 10 de setembro de 2010

JUTIÇA ELEITORAL CONVOCA E EXECUTA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CACOAL EM FAVOR DE ELEIÇÕES LIMPAS EM 2010 COM O LEMA: NÃO VENDA O SEU VOTO.

Por Thonny Hawany

No dia 3 de setembro de 2010, em todo o Brasil, O TSE – Tribunal Superior Eleitoral e a AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros – promoveram a maior de todas as campanhas pelo voto limpo e consciente com o slogan: VOTE LIMPO: NÃO VENDA O SEU VOTO. Como sugestão do TSE e da AMB, todos os juízes eleitorais promoveram, em suas comarcas, NO Brasil inteiro, audiências públicas com o propósito de discutirem o tema com a comunidade e que, com as discussões, pudessem contribuir com eleições mais limpas e mais democráticas em 2010.
Na comarca de Cacoal, os juízes eleitorais, da 11ª zona eleitoral, doutor Johnny Gustavo Clemes e da 31ª, doutora Liliany Pegoraro Bilharva, com o apoio das chefas de cartório Cariny Baleeiro Padioto Cielo (11ª) e Mariângela Dalmazo de Rosso (31ª), dos professores da UNESC – Faculdades Integradas de Cacoal – Antônio Carlos da Silva Thonny e Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes, dos direitos, supervisores, orientadores, professores e alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Bernardo Guimarães, Clodoaldo Nunes de Almeida, Cora Coralina, Josino Brito, Paulo Freire, Celso Ferreira da Cunha (Distrito do Riozinho), Nilo Coelho (Município de Ministro Andreazza), Honorina Lucas de Brito e Fundação Bradesco, além de outros colaboradores, resolveram transformar a audiência pública num grande show de democracia em que os alunos das mencionadas escolas apresentaram diversas manifestações artistas exaurindo o tema ELEIÇÕES LIMPAS: NÃO VENDA O SEU VOTO.
Sem fugir da temática sugerida pelo TSE e AMB, os jovens estudantes do Município de Cacoal sob a animação dos DJs Maicon Zimmermman, Glaúcio e Banda San 57 e com a apresentação do professor Antônio Carlos da Silva Thonny que improvisou uma espécie de Altas Horas e Caldeirão do Hulk, levaram a todos os presentes no Ginásio de Esportes Capitão Rui Luiz Teixeira a um misto de ideais políticos e entretenimento por mais de 4 horas. Um frenesi total.
No elenco das personagens que compunham o enredo central da audiência pública, assomaram-se diversas autoridades políticas, judiciais e civis, tais como: dr. Thonny Pablo, presidente da OAB – subseção de Cacoal; dr. Everson Pini, promotor de justiça; vereador Luiz Carlos Pinto Katatal, presidente da Câmara Municipal de Cacoal; professora Rita Rosemarie Heltai Silveira Lima, coordenadora do Curso de Direito da UNESC; professora Carina Clemes, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da UNESC; senhor Jader Maia Marques, secretário municipal de administração; senhor Marcelio Viana da Silva, secretário municipal de planejamento; senhor Olinto Ferreira Júnior, secretário municipal de educação; senhora Isabela Lisboa Funari Borgh, secretária municipal de ação social, além de muitos outros cidadãos que se fizeram presentes para prestigiar o evento.
Nos dias compreendidos entre 30 de maio e dois de setembro, a equipe formada pelo dr Johnny Clemes, Professor Thonny e Rômulo Giácome visitaram todas as escolas e apresentaram o projeto in loco para professores e alunos que logo abraçaram a causa e, imediatamente, puseram-se a pensar nas mais variadas formas de contribuir com o evento.
Além do convite para a participação efetiva na audiência pública, as visitas tinham como objetivo discutir com a comunidade as melhores idéias para desenvolver o tema. A equipe sempre foi muito bem recepcionada pelas escolas, diretores, professores e alunos que ouviram atentamente o chamado para o exercício pleno da cidadania. Muitas foram as perguntas feitas e respondidas pelo. Os professores não ouviram passivamente, houve momentos em que o debate se fez acirrado e necessário. Diga-se de passagem, todos os debates e interferências transcorreram dentro da mais perfeita.
Em face de todo o exposto, pode-se dizer que a audiência pública-show de Cacoal foi coroada de êxito e que muitas lições foram colhidas em via de mão dupla: tanto os jovens alunos aprenderam boas lições de cidadania, quando a equipe coordenada pelo magistrado Johnny Clemes e os presentes no ginásio de esportes aprenderam lições inesquecíveis semanticamente trabalhadas nas paródias, nas mensagens lidas e declamadas, nas danças, nas interpretações musicais, nos gritos de ordem e nas falas de professores e autoridades que lá se fizeram presentes. Segundo o doutor Johnny Gustavo Clemes, juiz eleitoral da 11ª zona eleitoral, os resultados foram tão bons que nas próximas eleições deverá ser repetido em dose dupla e sempre com a parceria das escolas que se mostraram arrojadas e destemidas na luta por um Brasil melhor a começar por Cacoal. Em tempo, não se pode esquecer do apoio de empresários e da empresa cacoalense ao evento.

OBSERVAÇÃO: A(s) imagem(ns) postada(s) nesta matéria pertece(m) ao arquivo de imagens do Google Imagens e os direitos autorais ficam reservados na sua totalidade ao autor originário caso o tenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário